Existem dragões na Bíblia?

As imagens bíblicas do dragão incluem monstros marinhos, serpentes e Satanás. 

Dragão Vermelho do Apocalipse e Anjo Alado

Livro do Apocalipse: Ilustração da Terra se separando para engolir a água que flui de uma das sete cabeças do dragão vermelho enquanto o anjo alado voa para longe. - Peter Dennis / Getty Images

Sim, existem dragões na Bíblia, mas principalmente como metáforas simbólicas. As Escrituras empregam imagens de dragão para descrever monstros marinhos, serpentes, forças cósmicas sinistras e até mesmo Satanás .

Na Bíblia, o dragão aparece como o inimigo primordial de Deus, que é usado para mostrar a supremacia de Deus sobre todas as criaturas e criação. O dragão é destruído ou submetido a Deus no Antigo Testamento, mas reaparece no livro do Apocalipse no final dos tempos, quando ele é finalmente eliminado de uma vez por todas.

Dragões na Bíblia

  • Os dragões são criaturas mitológicas gigantes que cospem fogo encontradas na história da criação da maioria das culturas antigas e modernas, incluindo a Bíblia .
  • A palavra dragão aparece com mais frequência no Antigo Testamento como referência a monstros marinhos.  
  • No Novo Testamento, o termo dragão só é encontrado no livro do Apocalipse, onde encarna o adversário de Deus, identificado como o diabo ou Satanás.

Dragões que cospem fogo na Bíblia

Quase todas as civilizações antigas e modernas acreditam em uma criatura mítica semelhante a um dragão. A besta reptiliana gigante é geralmente descrita como uma serpente modificada, com membros e pés com garras semelhantes a garras.

Embora a característica de “cuspir fogo” dos dragões seja provavelmente totalmente mítica, o livro de Jó da Bíblia dá esta descrição assustadoramente de fogo:

“Quando espirra, pisca luz! Seus olhos são como o vermelho da aurora. Relâmpagos saltam de sua boca; chamas de fogo se extinguem. A fumaça sai de suas narinas como vapor de uma panela aquecida sobre juncos em chamas. Sua respiração acenderia carvões, pois chamas saem de sua boca. A tremenda força no pescoço de Leviatã causa terror por onde passa. Sua carne é dura e firme e não pode ser penetrada. (Jó 41:18-23, NLT )
Diferentes termos traduzidos como dragão aparecem mais de 20 vezes no Antigo Testamento e quatro vezes no Novo Testamento (mas apenas no livro do Apocalipse).

Dragões do Antigo Testamento

Referido como Tannin, Leviathan e Rahab, o dragão do Antigo Testamento é frequentemente retratado como um monstro marinho enorme e feroz. Em todos os casos, o dragão é uma força do caos e uma criatura oposta a Deus. Yahweh ou mata o dragão ou o mantém sob controle por seu poder superior.

Tanino

A palavra hebraica tanino pode ser usada para qualquer criatura parecida com uma cobra. Tannin é o grande monstro dragão do mar profundo cuja cabeça Deus quebrou sobre as águas:
Você dividiu o mar pelo seu poder; você quebrou as cabeças dos dragões nas águas. (Salmo 74:13, NRSV)

Leviatã

Deus também destrói outra criatura semelhante chamada Leviatã, referindo-se a um feroz “dragão marinho ou monstro marinho”. O Leviatã às vezes é traduzido como “crocodilo”, mas esse entendimento é um eufemismo.

Destruição do Leviatã
Gravura de Gustave Dore (1832 – 1883). Isaías profetiza a destruição do Leviatã. - ivan-96 / Getty Images

De acordo com o Comentário Bíblico Conciso de Holman , o “Leviatã é invulnerável a armas humanas, seus olhos e nariz brilham com luz e fogo jorra de sua boca. Ele está coberto de armadura e é o senhor de todas as criaturas. Isso é mais como um dragão terrível do que um crocodilo.”

A Bíblia fala do Leviatã como uma criatura sobrenatural e indutora de terror. No entanto, Deus em seu poder infinito esmaga este dragão:
Você esmagou as cabeças do Leviatã; você lhe deu como alimento para as criaturas do deserto. (Salmo 74:14, NRSV)
Naquele dia, o Senhor castigará com sua espada cruel, grande e forte o Leviatã, a serpente fugitiva, o Leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar. (Isaías 27:1, NVI)

Raabe

Raabe é outro nome hebraico usado para um “monstro marinho” primitivo que Deus derrota. Todas as referências bíblicas ao dragão Raabe são poéticas. Alguns se referem à derrota de Deus de um monstro causador do caos, enquanto outros representam o Egito como um inimigo que parece feroz e poderoso, mas mostra-se impotente (veja Salmos 87:4; Isaías 30:7; Ezequiel 32:2 ):
Você esmagou Raabe como uma carcaça; você dispersou seus inimigos com seu braço poderoso. (Salmo 89:10, NRSV)
Desperta, desperta, fortalece-te, ó braço do Senhor! Despertai, como antigamente, as gerações de outrora! Não foi você que cortou Raabe em pedaços, que perfurou o dragão? (Isaías 51:9, NRSV)
Por seu poder ele acalmou o Mar; pelo seu entendimento ele derrubou Raabe. 
Por seu vento os céus se tornaram belos; sua mão perfurou a serpente em fuga. (Jó 26:12-13, NRSV)
Fala e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eu sou contra ti, Faraó, rei do Egito, o grande dragão que se esparramou no meio dos seus canais, dizendo: Meu Nilo é meu; Eu fiz para mim.” (Ezequiel 29:3, NRSV)
Outras características bíblicas dos dragões incluem ser venenoso (Deuteronômio 32:33), possuir tendências solitárias (Jó 30:29) e emitir um som semelhante a um lamento (Miquéias 1:8).

O Dragão em Apocalipse

Cena de Apocalipse 13 com dragão de muitas cabeças saindo do mar
Ilustração de Apocalipse 13 em que um dragão de muitas cabeças sai do mar, dá seu poder a uma besta e é adorado por todos os homens. - Arquivo de Imagens Históricas / Imagens Getty

O Novo Testamento reúne as imagens da serpente e do dragão no grande dragão vermelho de Apocalipse 12 . Essa metáfora do dragão seria familiar a quase todos os leitores da Bíblia de qualquer época e os ajudaria a visualizar Satanás:
Este grande dragão - a antiga serpente chamada diabo, ou Satanás, aquele que engana todo o mundo - foi lançado à terra com todos os seus anjos. (Apocalipse 12:9, NLT)
Neste versículo, o dragão (do termo grego drakon ) é identificado explicitamente como o diabo, ou Satanás. Ele é o enganador do mundo inteiro. O dragão procura devorar o menino Cristo, mas falha (Apocalipse 12:4-18). No entanto, o dragão é formidável e influente:
E eu vi três espíritos malignos que pareciam sapos saltarem da boca do dragão, da besta e do falso profeta. Eles são espíritos demoníacos que fazem milagres e saem a todos os governantes do mundo para reuni-los para a batalha contra o Senhor naquele grande dia de julgamento de Deus, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 16:13-14, NLT)
O poder do dragão para tentar os humanos é tão grande que ele e a Besta são adorados por muitas pessoas (Apocalipse 13:2–4).
No fim dos tempos, o anjo do Senhor amarrará o dragão por 1.000 anos:
Ele agarrou o dragão – aquela velha serpente, que é o diabo, Satanás – e o acorrentou por mil anos. O anjo o lançou no abismo, que ele então fechou e trancou para que Satanás não pudesse mais enganar as nações até que os mil anos terminassem. Depois, ele deve ser solto por um tempo. (Apocalipse 20:2–3, NLT)
Finalmente, o dragão é derrotado para sempre:
Quando os mil anos chegarem ao fim, Satanás será libertado de sua prisão. Ele sairá para enganar as nações - chamadas Gogue e Magogue - em todos os cantos da terra. Ele os reunirá para a batalha - um exército poderoso, tão incontável quanto a areia à beira-mar... Mas fogo do céu desceu sobre os exércitos atacantes e os consumiu. Então o diabo, que os havia enganado, foi lançado no lago de fogo de enxofre ardente, juntando-se à besta e ao falso profeta. Lá eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre. (Apocalipse 20:7-10, NLT)

Mitos difundidos sobre dragões

É difícil desconsiderar o fato de que os dragões aparecem nos relatos históricos de quase todas as sociedades da Terra, de povos tribais a civilizações modernas. E embora a Bíblia não afirme a existência real de dragões, ela aplica essas imagens mitológicas para descrever suas criaturas mais misteriosas e ameaçadoras.

Fonte do dragão em Jerusalém
Fonte do Dragão, Jerusalém. - Ilbusca / Getty Images

A Bíblia menciona um marco no tempo de Neemias chamado “Primavera do Dragão”, “Fonte do Dragão” ou “Poço do Dragão”. De acordo com a lenda antiga, um espírito de dragão habitava esta fonte de água:
Saí à noite pelo Portão do Vale, passando pela Fonte do Dragão e até o Portão do Estufa, e inspecionei os muros de Jerusalém que haviam sido derrubados e seus portões que haviam sido destruídos pelo fogo. (Neemias 2:13, NRSV)

Os dragões são frequentemente característicos da literatura apocalíptica, como visto no sonho de Mardoqueu:
Então dois grandes dragões avançaram, ambos prontos para lutar, e rugiram terrivelmente. (Ester 11:6, NRSV)
Algumas pessoas acreditam que os mitos de dragões e criaturas semelhantes a dragões na literatura antiga de quase todas as culturas derivam da interação humana com os dinossauros . Entre os cristãos, os criacionistas da terra jovem mantêm essa visão.

A boa notícia sobre dragões

Com cada menção de dragões na Bíblia, Deus finalmente se prova infinitamente mais poderoso. O Senhor é mais forte — capaz de vencer até os seres mais ferozes e assustadores de toda a criação.

Esse conhecimento tranquiliza os crentes à medida que se envolvem na guerra espiritual , enfrentam enormes desafios, provações de fogo e tristezas aparentemente insuperáveis ​​nesta vida. Para os cristãos, os dragões bíblicos ilustram que essas palavras de Jesus Cristo são verdadeiras:
“Aqui na terra você terá muitas provações e tristezas. Mas tenha coragem, porque eu venci o mundo.” (João 16:33, NLT)
Tio Lu
Tio Lu Os meus olhos contemplaram fatos sobrenaturais e paranormais que fariam qualquer valentão se arrepiar. Eu não sou apenas um investigador, tampouco um curioso, sou uma testemunha viva de que o mundo sobrenatural é mais real do que se pensa.

Postar um comentário em "Existem dragões na Bíblia?"